Matérias

Discussão: Definições de Mentorado e Protetorado no BDSM.



Isso escrito aqui é me ensinaram e aprendi nestes anos que tenho vivido, e o que vi nos grupos de discussão como ser mais ou menos um consenso geral em certos pontos, qualquer duvida leiam por exemplo lá no RE-UNIÃO ou outros grupos de discussão sérios no Fetlife ou no BDSM Lovers. Lembrando também que cada pessoa vive o fetiche como quiser, então se suas definições forem outras ok, mas o que eu aprendi a muitos anos em workshops ou conversas em casas fetichistas como o Dominna ou o Libens foi isso:

 

Mentor:

 

Mentor é a figura daquele que ensina. No passado, há muitos anos atrás quando aprendi, a figura do mentor é daquele que ensina e passa conhecimento, basicamente um professor.

Bom, nessa definição ainda cabe dizer que o mentor NÃO FAZ PRATICAS COM SEU MENTORADO.

Sempre foi de “Boa pratica” que o mentor fosse do mesmo nível do mentorado, TOP mentorando TOPs e bottons mentorando bottons, para não gerar nada além da relação de respeito e troca de conhecimentos digna do aprendizado, sem D/s.

Está se tornando comum ver hoje em dia submissas com mentores Dons, isso é muito diferente do que eu aprendi, pois quando se soma algo além da relação de respeito pelo conhecimento passado a liturgia da D/s isso costumava atrapalhar mais do ajudar.

Fora que ensinar sem pretensão ou interesse é que deve ser o principio do mentor.

Quando um Top ensina um botton ele ensina o que ele gosta ou pratica, dificilmente ensina práticas ou liturgia geral ou que não sejam de seu gosto, principalmente se fizerem práticas e por isso mesmo aprendi que DOM NÃO ENSINA SUB, A NÃO SER QUE QUEIRA ENSINA-LA PARA SI EM SEUS GOSTOS.

Porém vi casos onde Dons se comprometiam ensinar bottons sem interesse, mas quando isso ocorre, nos casos em que sem sombra de duvida percebi não haver segundos interesses, o mentor e o(a) mentorado(a) firmavam compromisso em não transformarem isso em um relacionamento D/s.

Fora isso depois de muito que vi no meio passei a desconfiar.

Exemplo: Coisas como “O Dono está me mentorando (ou protegendo)...”, poxa se o cara é DONO a sub esta em consideração ou com coleira, isso não é logico?!?!?!?!?!?

 

 

Protetor:

 

A figura do protetor é a do Top (ou mesmo botton) que interage pelo protegido(a) com outros de hierarquia acima do primeiro que demanda a proteção.

Exemplo: Dom que protege uma submissa, age como uma forma de pai ou padrinho antigo, intercedendo ou negociando por ela, como por exemplo em uma festa onde o(a) submisso(a) quer se aproximar de um Dom(Domme) e começar uma conversação, ou o contrário um Dom quer se aproximar de um(a) sub, se esta tiver um protetor esse primeiro contato deve começar passando por ele, para garantir o respeito ou mesmo alguma igualdade no início de negociação.

Em resumo: O protetor é um amigo ou pessoa por quem se tem apreço e que escolhe cuidar da outra quando ela esta sozinha. E COMO UM MENTOR TAMBÉM NÃO FAZ SESSÃO. Isso esta virando um praxe de alguns Dons que conhecem subs novatas e oferecem proteção e quando vão ver ganham a confiança das moças e viram Donos e se for ver não é nem de longe a definição do que deveria acontecer.

 

 

Playpartner:

 

É quem faz sessão ou prática sem ter compromisso ou relação D/s.

Exemplo: Amigos que fazem práticas por que gostam de estar juntos, submissa sem Dono que sai com um Dom para fazer sessão com alguma frequência mas sem D/s, gente que se encontra em um festa ou play e faz praticas juntos.*

Lembrando que o comprometimento dos Playpartners, tando TOP quanto Botton, é apenas no tempo da pratica, fora isso eles não tem relação D/s e por tanto não deve haver cobrança ou ciúmes, mas sim respeito no momento da cena.

 

 

Under Consideration ou Em Negociação:

 

É quando Top e Botton estão se conhecendo, negociando limites e praticas e de uma coleira em definitivo.**

Onde se negocia as práticas, se fazem experiências e mesmo sessões de teste, onde o compromisso inicia, porém ainda não existe o laço da coleira.**

Nos casos acima equivocados (Ou não) os Tops na verdade colocaram as mentoradas ou protegidas em consideração, que é um passo antes de ser submissa ou no mínimo Play partner, afinal já faziam práticas ou estavam negociando ou ensinando como queriam que elas agissem. *

 

 

Com Coleira:

 

É o relacionamento estabelecido pelas regras que as pessoas adotaram bem como a liturgia que seguem e é variável de pessoa a pessoa, porem vamos falar sobre isso em outros posts.

Bom espero ter esclarecido as dúvidas das pessoas colocando o que aprendi sobre estes Status nesses anos que tenho vivido o BDSM e a D/s, mas ressalto novamente que É A MINHA VIVENCIA E APRENDIZADO, MAS QUE AS PESSOAS ESCOLHEM COMO VIVER POIS ISSO É UMA ESCOLHA PESSOAL DELAS, O QUE ESCREVI ACIMA É COMO SEI E APRENDI, caso queiram levar em consideração ok, mas existem discussões sobre essas definições nos grupos sérios como o  RE-UNIÃO e ai cada um tira sua duvida por si só.

 

Abraços e beijos,

 

Eduardo "O Motorista"...

Recomendamos também